quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Banksy

Em tempo das celebridades sem conteúdo, este artista evita veementemente a exposição mediática pessoal. É célebre sim. Não pelo seu aspecto, estilo de vida ou meios que frequenta. A sua obra com mensagens, umas vezes oportunas outras inconformadas, desafiadoras, independentes, arriscadas, fortes, satíricas, irónicas, ou simplesmente inusitadas e bem-dispostas, fazem-no célebre.

Quem quiser até encontra dados biográficos e fotos dele na internet. Mas para quê?

Muitos admiram-no certamente. Alguns devem-no odiar. Será que alguém fica indiferente? 

Se Andy Warhol dizia que no futuro todos teríamos 15 minutos de fama,  parece que Banksy já escreveu algures que no futuro todos teremos 15 minutos de anonimato. Poder-se-ia pensar que estão em campos opostos, mas não, até poderiam jogar no mesmo clube.

Mas afinal ele vive de quê? é a pergunta que todos fazemos quando nos apercebemos da sua forma de agir. Ele publica livros com a sua extensa obra e faz exposições, onde não aparece, ou se está lá, é incógnito. Vende peças em exposições e leilões também, a bom preço. Diz-se que Brad Pitt e Angelina Jolie, gastaram 250 mil dólares de uma assentada, adquirindo trabalhos seus numa exposição em Los Angeles.
Parece que há ainda burlões a aproveitarem-se. É que foram leiloados graffitis do Banksy, com uma cláusula, onde a remoção dos mesmo da rua, ficaria a cargo do novo "proprietário". Será que alguém foi nesta conversa???

Até breve!

Manel

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Banksy no West Bank

O protesto, em cima da questão. Literalmente.
Até breve!

Manel

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O lançador de flores

Clique na imagem para aceder ao site do Banksy

É uma das imagens mais conhecidas e divulgadas do Banksy. O Flower Chucker, parece que já foi pintado em muitas cidades. Já é impossível dissociá-la do autor.

O sentido do movimento é muito bom. O negro do stencil reforça a cor das flores e toda a mensagem. Simples e forte. Não podia ser melhor. 

Até breve!

Manel

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Paris Hilton teve a atenção de Banksy

É verdade.

Ele deu-se ao trabalho de adquirir um cd desta senhora, fazer reeditar as músicas e a embalagem do mesmo, distribuindo 500 exemplares por mais de 40 grandes lojas em Inglaterra.

Os ditos cd´s foram comprados e até hoje, não há notícias de qualquer devolução, o que me parece normal. Não percebo é como alguém compra o legítimo...
90% of Success is just Showing up
Paris Hilton
Thou Shalt Not Worship False Icons
Até breve!

Manel

Banksy na Disneylândia

Desta vez, deu-lhe para completar as atracções do parque de diversões mais conhecido do mundo com um manequim insuflável, à imagem de um prisioneiro de Guantanamo. Conseguiu que aí ficasse durante 90 minutos. Bastante eficaz a segurança do parque. As suas réplicas graffitadas de quadros famosos, colocados em museus europeus, chegaram a estar expostos por mais de 20 dias.
 
Até breve!

Manel