domingo, 22 de março de 2009

Light graff - criatividade luminosa e impressionante!

Cor, brilho luz, profundidade, ritmo, movimento e luz, capturados em filmes, slideshows quase sempre com música, ou simplesmente fotografias, é mais um resultado explosivo da união da imaginação com recursos multimedia acessíveis. Ainda bem!  Descobri isto no Obvious (grande site!). Daí explorei mais um pouco. Com este making of realizado pelo canal 3, sobre o trabalho de um conjunto de artistas de lion, chamados Lightgraff, rendi-me completamente.



Isto deve estar mesmo numa fase muito experimental. Mas já há imagens, slideshows, filmes animados e mesmo publicitários, muito interessantes. Imagino que as aplicações desta arte, venham-se a multiplicar nos próximos tempos. 
Deixo aqui estes exemplos e a certeza, que vou-lhe prestar mais atenção.

Filme institucional da Propague, uma agência de publicidade do sul do Brasil:

PikaPika. Vale a pena visitar este blogue.


Este é do Marko, intitulado Paris by light

Por último, deixo aqui dois  slideshow, este de icarart no flikr

E este do cold arc, também alojado no flickr

Até breve!

Manel


sábado, 21 de março de 2009

Ventania

É brasileiro, hippie, andarilho, baladeiro, rockeiro e o que mais lhe quiserem chamar.

Maconha, uma balada. 

Se não gostou fique por aqui. Caso contrário, pode conhecê-lo melhor, através desta entrevista no Programa do Jô.

Até breve!

Manel

quarta-feira, 11 de março de 2009

Joshua Allen Harris - Monstros insufláveis

Em Nova Iorque, ele aproveita os fluxos de ar das exaustões de metros e ar condicionados para animar as suas esculturas feitas de plástico

Até breve!

Manel

terça-feira, 10 de março de 2009

Mr Dheo: Excelente making of

O vídeo, amarra-nos, não só por mostrar o artista em acção, mas pela integração perfeita da música e da mensagem.



Até breve!

Manel

segunda-feira, 9 de março de 2009

Paco Rosic - Recria a Capela Sistina

Este emigrante bósnio em Iwoa, entre outras obras, recriou o tecto da Capela Sistina num restaurante, em Waterloo, Iwoa. Esta cidade, parece já ter elemento de atracção, as obras deste artista, espalhadas um pouco por toda a cidade. 


Na webpage dele, pode ser visto um slide show desta obra.


Até breve!

Manel

sexta-feira, 6 de março de 2009

The Can Festival 2008

No site da BBC, Banksy, aparentemente o promotor desta ideia brilhante, afirma que qualquer pessoa com uma lata de tinta numa cidade, tem tanto para dizer como os arquitectos ou os anunciantes.

Vai daí, em Maio do ano passado, pegou num antigo túnel imundo com cerca de 800 mestros, em Waterloo, Londres, juntou outros 30 artistas (há sites que falam em mais de 40) e fez uma mostra impressionante desta arte com tantos adjectivos como urbana, de rua ou de guerrilha.

Houve ainda espaço para artistas espontâneos. Parece que era chegar e pintar ou produzir instalações, com uma grande liberdade.

A mostra, durou 3 dias. Após isso as instalações foram removidas, mas Banksy demonstrou a esperança que os graffitis se tornassem parte permanente deste túnel.

Será que nas cidades portuguesas, não haverão áreas abandonadas que se prestem a uma revitalização, nem que seja efémera, para um evento deste género?



ame72 DO NOT DISTURB cans festival
Cans Festival
Cans Festival
Cans Festival
Cans Festival
Até breve!
Manel

Orticanoodles - Crown of thorns em Brighton

É um italiano que privilegia o stencil. Esta figura de cristo é a sua imagem de marca. Fiquei impressionado com o enquadramento no pilar de um pontão abandonado em Brighton, Inglaterra.

Sugiro que façam uma busca no google por imagens, flickr, ou qualquer outro site de fotos. Usem as palavras-chave "crown of thorns brighton". Há fotos impressionantes deste stencil. Não me canso de as admirar.

Ortica em italiano é urtiga. Numa entrevista que se pode ler no seu site, ele afirma que se imagina como, crescendo no cimento.

Crown of Thorns, Brighton
Jesus crown of thorns 3

Crown of Thorns

Crown of Thorns
crown of thorns

Até breve!

Manel

quinta-feira, 5 de março de 2009

Banksy e os ícones reais britânicos

Banksy não deixa margem para dúvidas em relação às suas posições face aos assuntos, por mais polémicos que sejam. E sobre a monarquia britânica, não lhe deve ver grande utilidade ou função.

Passado dois anos da morte da Lady Diana, Banksy imprimiu réplicas de notas de 10 libras com a cara da Princesa em vez da Rainha. Ficaram muito mais bonitas claro. Foram a leilão. Esperava-se que fossem licitadas por 5 a 7 mil libras mas foram vendidas por por 24.000. Ou seja, 3 vezes mais.

Outras peças do artista foram também leiloadas e todas elas atingiram preços assinaláveis. Principalmente para um artista de guerrilha. O irónico é que cada vez que as perfeituras dizem que vão limpar os seus stencils, as suas obras comerciáveis valorizam.

Veja o artigo na íntegra da Forbes

Di Faced Tenner
Di Faced Tenner 1
Mijinha rápida do guarda real...
Banksy - Guard
Nem o Banksy consegue aliviar a austeridade da Vic
banksy-queen-victoria
No seu site, Banksy tem uma "loja", onde pode-se fazer o download de imagens como estas duas seguintes e imprimir. Merchandising do artista para do it yourselfers.


Até breve!

Manel

Banksy - Exorcismos

Banksy parece ter uma forma muito peculiar de exorcizar os medos. Fá-lo com frontalidade, humor e afecto, querendo demonstrar como são ridículas as ameaças, muitas vezes criadas por nós e para nós próprios. Ou seja, as nossas paranóias.
Fate is smiling..
Medo da morte? só no hallowen...

Simpáticos os moços, devem ir ao futebol...
Banksy, Happy Choppers 2003
Tão patéticos como o chiuaua da Paris Hilton
Girl hugs... a missile?
Assim bem seguro, com tanto carinho, deve ser tão inofensivo como o namorado, adolescente e apaixonado.


Até breve!

Manel 

A Vaca açoriana dos gajos da Mula com Miguel Januário

Tenho pena de não encontrar mais trabalhos do Miguel, online. No entanto, deixo aqui o blogue dos gajos da mula. Muito bom.

Este mural foi uma parceria dos gajos da mula com o Miguel Januário no Centro da Vila de Santa Cruz, na Graciosa em 2008.







Até breve!

Manel

quarta-feira, 4 de março de 2009

Banksy em Nova Orleães

Parece que foi lá por três razões:
1. Para prestar tributo ao povo e às vítimas do Katrina,
2. Para chamar atenção da opinião pública que, passado três anos, ainda há muita coisa para restaurar e fazer na cidade,
3. Confrontar Fred Radkte, ou o Fantasma Cinzento. Um homem que odeia tanto o graffiti que deixa a sua marca sobre eles, cobrindo-os sistematicamente no mesmo tom de cinza. É claro que depois se abre a discussão do que é arte urbana ou vandalização da propriedade privada. Porém Banksy é desafiador. Uns tópicos abaixo sobre ratos, ele antevê o fim trágico do seu arqui-rival, através da queda monumental de um andaime enquanto cobre de cinza desinteressante um dos seus ratos e este não lhe rói, mas corta-lhe a corda. Parece uma histórica de comics...

Deixo aqui dois videos que encontrei no blog.nola.com. São da autoria de Doug MacCash, um crítico de arte que escreve no The Times Picayune. Vale a pena ir lá e ler os seus artigos.

Banksy, I presume

Graffiti artist Banksy in New Orleans, Part 2
Até breve!

Manel

Banksy - Limpando graffitis rupestres

Banksy Cleans Up - Cave Painting

A sátira à limpeza gratuita do graffiti, é um tema querido a Banksy.

Até breve!

Manel



Banksy - O cornudo

Banksy  Window Lovers

Até breve!

Banksy - Varrendo para baixo do pano

Banksy

Los Angeles

Banksy - Os ratos

A fobia humana aos ratos, afinal  deve-se apenas por se parecerem a nós. São espertos, teimosos, invasivos, curiosos, determinados, sarcásticos, sobreviventes, sujos...

Lá se foi mais um outdoor, dos grandes

Esqueceu-se da chave...
welderat
Reparem nas dimensões e altura deste mural em Chinatown N.Y. É preciso ser ousado, para levar o confronto com o Fantasma Cinzento de Nova Orleães, a esta dimensão! Será que Ele vem aqui acabar o serviço?
Banksy Rat Mural on Canal Street, Chinatown, New York City
Ratapulta!
Banksy Cat & Rat
Paparratzi!
Banksy

terça-feira, 3 de março de 2009

Banksy no museu e com réplicas vandalizadas

É outra actividade curiosa deste artista para provar como as nossas rotinas são entediantes e desinteressantes. Mesmo aquelas ligadas ao lazer e cultura. Pega na réplica de um quadro ou outra obra de arte, altera-a, pendura-a num museu, perto de outros , num local vigiado e de grande tráfego. Chegaram a demorar mais de 20 dias a dar com a partida. Outras são apenas telas que ele vandalizou, ou melhor actualizou, como a ida de Maria e José para Belém. Não percebi se a colocou em algum museu. É sabido que há ainda umas que são vendidas a bom preço em exposições, onde ele ou não aparece ou está incógnito.

Deixo aqui um vídeo do artista em acção e imagens de algumas obras














Até breve!

Manel

Banksy - A entrevista possível



Até breve!

Manel

Banksy - Polícia, militares e segurança

Coke cop
O inusitado deste stencil, não se consegue perceber aqui. A linha branca contínua que termina no canudo do polícia, começa algures muito longe desta imagem, saindo de um boeiro, percorrendo uma série de ruas e terminando aqui.
Snort

O beijo

Área reservada a graffiti, leva a porcaria do teu cão para casa!
banksy cop dog
Mas tás a olhar pra onde?
WHAT ARE YOU LOOKING AT?

É um polícia e o seu doberman que vigiam o protesto da criança, por vivermos numa sociedade vigiada à Orwell. Todo o trabalho honesto de um artista é biográfico, mas vendo bem a conduta do Banksy, as personagens deste mural foram escolhidas a dedo.
Banksy Strikes Again
CCTV Girl - Até a idade da inocência é vigiada, bem de perto.
banksy cctv girl

Até breve!

Manuel

Dolk Lundgren

Este noruguês foi no início confudido com o Banksy. De facto têm percursos com alguma semelhança.

O trabalho de Dolk é tão subversivo quanto o de Banksy.

Fica aqui um stencil do papa e o making of, de um trabalho, da série sobre casas abandonadas em áreas rurais da Noruega.




O melhor recurso online que encontrei (sem ser em noruguês) sobre este artista, foi este.

Até breve!

Manel

Onde está o wally - Versão Google Earth

Melanie Coles de Vancouver, resolveu revitalizar este ícone, tornando-o visível a partir do Google Earth. Fez um com mais de 16 metros de comprimento, instalou-o na cobertura de um edifício e agora, resta esperar pelos satélites que actualizam as fotos para o Google Earth.

Em breve, as crianças e não só, irão procurar wallies no Google Earth. Mais do que um sim, porque no seu blogue ela ensina a fazer um wally para ser visto por satélites, e já há outras pessoas que aderiram à ideia, noutras partes do mundo e estão a replicá-la.



Como é que será um Galo de Barcelos no Google Earth?

Até breve!

Manel


Roadsworth - Mais rua para peões e ciclistas

Este rapaz andou mais de dois anos a pintar os pavimentos de Montreal, como alerta para a necessidade de nos libertarmos da auto-dependência, promovendo a circulação alternativa de peões e ciclistas, a sua segurança, a diminuição do consumo de energias poluidoras, privilegiando as renováveis. Acabou em tribunal, com uma pena bastante leve, pois aparentemente, conquistou a simpatia de todos.


Passem pelo seu site roadsworth.com. Vale a pena.

Até breve!

Manel

Blu - Stop Motion

Stop motion é uma técnica simples de animação. Recorrendo a uma sequência de fotografias tiradas do mesmo local e movendo ligeiramente um objecto entre cada uma, depois passando-as por essa ordem, como se fosse um slide show, consegue-se a sensação de movimento.

Blu aplica esta técnica em paredes, in e outdoor. Haja paciência, no entanto o resultado final é, no mínimo, impressionante e original.




Passem pelo seu site, blublu.org

Até breve!

Manel