quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Banksy

Em tempo das celebridades sem conteúdo, este artista evita veementemente a exposição mediática pessoal. É célebre sim. Não pelo seu aspecto, estilo de vida ou meios que frequenta. A sua obra com mensagens, umas vezes oportunas outras inconformadas, desafiadoras, independentes, arriscadas, fortes, satíricas, irónicas, ou simplesmente inusitadas e bem-dispostas, fazem-no célebre.

Quem quiser até encontra dados biográficos e fotos dele na internet. Mas para quê?

Muitos admiram-no certamente. Alguns devem-no odiar. Será que alguém fica indiferente? 

Se Andy Warhol dizia que no futuro todos teríamos 15 minutos de fama,  parece que Banksy já escreveu algures que no futuro todos teremos 15 minutos de anonimato. Poder-se-ia pensar que estão em campos opostos, mas não, até poderiam jogar no mesmo clube.

Mas afinal ele vive de quê? é a pergunta que todos fazemos quando nos apercebemos da sua forma de agir. Ele publica livros com a sua extensa obra e faz exposições, onde não aparece, ou se está lá, é incógnito. Vende peças em exposições e leilões também, a bom preço. Diz-se que Brad Pitt e Angelina Jolie, gastaram 250 mil dólares de uma assentada, adquirindo trabalhos seus numa exposição em Los Angeles.
Parece que há ainda burlões a aproveitarem-se. É que foram leiloados graffitis do Banksy, com uma cláusula, onde a remoção dos mesmo da rua, ficaria a cargo do novo "proprietário". Será que alguém foi nesta conversa???

Até breve!

Manel

Sem comentários:

Enviar um comentário